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Foto do escritorMarina Dias

Gameficar a comunicação interna para torná-la estratégica

Atualizado: 22 de ago. de 2020

Engajar colaboradores com conteúdo relevante, que melhore a percepção de cultura e clima organizacional, pode começar com a utilização da gameficação.


Gameficar as campanhas e ações é trazer os jogos para o ambiente corporativo. Você pode achar que é um investimento alto. Mas, não! Ideias simples funcionam muito bem dentro das empresas e fora delas.

Os jogos exigem todos os nossos sentidos, precisamos de foco e concentração. Por isso, é possível gameficar uma campanha, ação, palestra e tantas outras oportunidades.


Quer um exemplo prático?


Pense no problema que você precisa solucionar, mas não quer punir os colaboradores da empresa com ações corretivas.

Gameficando na prática

Vou tomar como exemplo, um tema bem recorrente nas empresas: A separação correta de resíduos nas lixeiras de coleta seletiva.


Para gameficar essa ação, coloque diversos tipos de materiais recicláveis em um ambiente externo e próximo a eles, dois kits completos das lixeiras de coleta seletiva. Selecione ao menos dois colaboradores para jogar e estabeleça um curto tempo para a destinação correta dos resíduos. Antes de começar o jogo, dê uma rápida explicação sobre a importância da coleta seletiva, as diferentes cores e mudança de hábitos na empresa.


Utilize um cronômetro para mensurar o tempo do jogo. Para deixar a brincadeira mais interessante, você pode ocultar o texto das lixeiras, deixando apenas as cores como referência. Quem finalizar primeiro a colocação correta dos recicláveis concorre a um prêmio no final da campanha. Faça uma lista dos participantes e sorteie o brinde. Dê preferência a produtos recicláveis, que trarão mais engajamento sobre o tema.

Depois disso, faça uma pesquisa de satisfação com os colaboradores para mensurar os resultados.


Espero que essa dica tenha te ajudado e gere bastante valor para você, e que você possa nos ajudar a compartilhar esse insight valioso.


Grande abraço!



Sobre a autora:

Marina Dias é publicitária com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e idealizadora da MADÍ Comunicação (www.madicomunicacao.com.br).



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